segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Atenas - Grécia

Oportunidade de VER tudo aquilo que aprendemos na escola e RELER tudo aquilo que nossos professores nos ensinaram!! O que é? Como era? Quem fez? Onde fica? Curiosidades???  

 
ATENAS


1. ACRÓLOPE (Ticket 12€ - entrada do nº1 ao 7)
Colina de 150 metros que abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion. Foi (re)construída por volta de 450 a.C. Antes de ser um santuário em honra da deusa Atenea (ou Atena), foi uma cidade micênica. Na época grega o palácio do rei foi substituído pelo templo da deusa protetora da cidade. Acontece que chegaram os persas e destruiram tudo. Quando Péricles por fim conseguiu vencê-los na Batalha de Salamina (480 a.C.) ordena a reconstrução da Acrópole e os trabalhos duraram cerca de 47 anos.
A vista é maravilhosa, de lá conseguimos ver, alem da vista panoramica da cidade, “O monumento de Filopapos”, o “Arco de Adriano” e “Olympion”, “Ancient Agora”, o “Observatório Nacional”, entre outros!

Foto: Museu da Acrópole – Como acredita-se que era no séc 2º e 3º d.C.

  • Portão Beulé: Era a primeira entrada para a Acrópole.

  •   Propileos: Foi construído em 437 e 432 a.C. para ser a nova entrada para o santuário e dele emergiam 5 portas por onde passavam os peregrinos que queriam aceder à Acrópole. Ali se identificava a pureza dos desejos de quem queria entrar e pedir algo aos deuses. Eram impuros os fugitivos e escravos por exemplo. (Este monumento inspirou o Portão de Brademburgo de Berlim).


  • Atenea Nikéfoi um templo construído para levantar o ânimo dos gregos que perderam para os persas e por isso se dedicou à versão vitoriosa da deusa Atenea – Niké significa vitória. Era para ser construído logo após o tratado de paz assinado por Kallias com os persas. Mas demoraram para começar as construções, porque seu promotor era rival de Péricles, que colocou um montão de impedimentos para que não se construissem edificios diferentes daqueles que já havia pensado para o santuário. Depois de vinte e cinco anos, o partido conservador e contrário a Péricles impôs a construção do antigo projeto, que já estava meio caduco para a época (entre 426 e 421 a.C.).

  • Pártenon: : foi o 1º templo a ser construído em 447 a.C. (com duração de 9 anos). O seu nome vem da homenageada – Athenea Parthenos. O templo tem 8 colunas na parte da frente e 17 nas laterais.


 Curiosidades: Se um edifício é muito extenso, o olho humano costuma perceber a parte mais central como que mais afundada no chão. para evitar este tipo de ilusão ótica, o templo possui uns centimetros de elevação cônvexa. Da mesma maneira o olho humano vê espaços iguais como menores nas extremidades, assim se deixassem o mesmo espaço entre as colunas, nosso olho veria este espaço diminuindo progressivamente até as colunas das extremidades. Então eles aumentaram a distância entre as colunas. A distância aumenta quanto mais longe esteja a coluna do centro do templo. Outra questão ótica, as colunas que recebem mais luz solar pareciam ser mais finas, assim eles construiram as colunas das esquinas mais grossas que as demais.

  • Erecteióna esquerda do PartenonDiz a lenda que havia uma fonte de água e uma oliveira, que se diziam dádivas de Poseidon (quando ele bateu o cajado no chão produziu-se ali água salgada). A construção é curiosa pela forma incomum à irregularidade do terreno, existe uma diferença de três metros de altura entre a parte oriental e ocidental. Na parte ocidental, de acordo com o mito, era onde a serpente sagrada de Atena vivia. Na parte sul da fachada, tem uma estrutura com seis estátuas femininas ao invés de colunas para suportar o teto. Detalhe: Para deixar o visual mais “harmonioso”, 3 estatuas estão apoiadas na perna direita e 3 na perna esquerda.



  • Colina de Areopagus: É uma rocha gigante que está localizada logo apos a saida principal da Acrópole. Ela esta relacionada com mitos e julgamentos históricos e é a mais velha courte do mundo. Aqui ficava a sede do primeiro senado aristocrático da antiga Atenas.
Vista da Acrópole

  2. ARREDORES DA ACRÓPOLE
  • Teatro de Herodes Ático: Construído por Herodes Ático, de importante família ateniense, em memória de sua falecida esposa Regilia em ca. do ano 174. Era um teatro coberto com capacidade de até 5 mil espectadores. O vão da plateia (koilo) tem 76 m de diâmetro, os assentos eram de mármore branco e divididos em duas seções por um corredor. Na invasão dos hérulos em 267 o teatro foi arrasado, e jamais foi restaurado totalmente. Desde sua ultima restauração em 1955 e sedia espetáculos ao ar livre.


  • Santuário de Asclépio (direita) e o Teatro de Dionysus Eleuthereus (esquerda, ao fundo): Construído em 161 d.C tem esse nome devido a Dionysus, deus do vinho. Foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Nas grandes festas anuais em homenagem ao deus era realizados rituais com cantos, danças e os sacrifícios resultaram em representações teatrais. O teatro possuí 78 fileiras de assentos em pedra e oferece lugar para 17.000 espectadores. As famosas tragédias e comédias “Antigone”, “Medea” e “Pássaros e Paz” foram interpretadas primeiro neste local.
Vista da Acrópole
  • Duas Colunas coríntias: Restos de um monumento corégico erguido pelos antigos patrocinadores de peças de teatro.

Vista da Acrópole


Fonte: Folheto do local

  3.  ÁGORA ANTIGA
Uma grande praça que era o centro comercial e político de Atenas. Pericles e Socrates já andaram por este local. Hoje ela esta em ruínas.

Vista do Rochedo Areopagus. Ágora Antiga encontra-se entre as árvores.

  • Templo de Hefesto:  É o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, tem suas colunas intactas e muito de seu teto original. Suas decorações desapareceram em roubos. O Templo deve muito de sua sobrevivência ao fato de ter sido convertido em uma Igreja de São Jorge, no século VII d.C. O interior foi removido e substitído por estruturas de igrejas cristãs. Durante os séculos do Império Otomano na Grécia, o templo foi a principal igreja Ortodoxa em Atenas. Hoje é um sítio arqueológico.


  • Stoa de Átalo: . Mede 115x20m é feita de mármore  e pedra calcária. Cada andar tem 2 alas e 21 salas.  Foi um presente à cidade de Atenas em gratidão pela educação recebida lá pelos pergamenhos, como indica uma inscrição na fachada. Foi destruído em 267 e restaurada algumas vezes e em reformada em 1950 utlizandando os antigos materiais. Tornou-se Museu da Antiga Ágora.
Vista do Rochedo Areopagus

  4.  TEMPLO DE ZEUS ou OLYMPEION
Ruína de um antigo templo dedicado a Zeus (que era rei dos deuses do Olimpo). Sua construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. É considerado um dos maiores da Grécia com 110m de comprimento. Restam apenas 16 (sendo 1 no chão) das 104 colunas originais.


  •  Arco de Adriano: Construído em 131 pelo povo de Atenas em homenagem ao Imperdaor Romano, ele marcava o limite entre as cidades antiga e nova de Atenas. Ele completou a construção, a qual foi sua última. (Próximo ao Templo de Zeus).


 5. KERAMIKOS
Também chamado de Cemitério Cerâmico. Ele era originalmente uma área de pântano e tornou-se o local de um cemitério organizado a partir de 1.200 a.C.. Possui túmulos imponentes com esculturas. No mesmo local exite um museu, onde estão espostos os objetos encontrados lá.

  6.  BIBLIOTECA DE ADRIANO
 Foi criada pelo Imperador Romano Adriano em 132 d.C.. A biblioteca foi seriamente danificada pelo Herulian na invasão de 267 e reparada pelo prefeito Herculius entre 407 a 412 d.C.

    Vista por fora da grade.

  7.  ROMAN AGORA
Este local foi construído com presentes dados por Julius Caesar e Augustus no século 1º a.C..
A Torre dos Ventos é uma estrutura octagonal de mármore com 8 figuras em alto relevo que funcionava como um  "relógio". A estrutura apresentava uma combinação de relógios de sol , um relógio de água e um cata-vento . Ele foi supostamente construído por Andrônico de Cyrhus cerca de 50 a.C.. Possui tambem o Portão de “Athenas Archegetis” e a Mesquita de Fethiye.
Vista por fora da grade.

  8.  COLINA FILOPAPOS
Monumento a Filopapos é um antigo mausoléu e monumento dedicado a Caio Júlio Antíoco Epifânio Philopappos ou Philopappus (65-116 d.C.), um príncipe do Reino de Commagene. 

Vista da Acrópole

  9.  PLAKA
É um antigo bairro do centro histórico e na atualidade é considerada a zona mais atrativa e colorida da capital. Fica na base da encosta oriental da Acrópole. Possui  ruas labirínticas cheias de tabernas e restaurantes.
Monumento a Choregos Lysikrates foi construído pelo Choregos Lysicrates, um patrono rico de apresentações musicais no Teatro de Dionísio, para comemorar a atribuição do primeiro prémio em 335/334 a.C..


  10. CATEDRAL METROPOLITA
É a Catedral da Anunciação, da Igreja Ortodoxa, também conhecida popularmente como Mitrópoli de Atenas. Início da construção em 1842, com material de demolição de outras 72 igrejas.
Fonte: Internet – Link

  11. IGREJA DE PANAGHIA KAPNIKAREA
Igreja ortodoxa, erguida no século XI sobre as ruínas de um antigo templo pagão dedicado a Atena. A planta segue o desenho tradicional em cruz.

Fonte: Internet – link

  12. PRAÇA SINTAGMA
O túmulo do soldado desconhecido (guarda a cárater) e o Parlamento Helénico.




 13. ZAPPEION
É um edifício no Jardim Nacional de Atenas, é utilizado para cerimônias oficiais e privadas. Usado durante o Jogos Olímpicos de Verão de 1896 para esgrima. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1906, foi usado como a Vila Olímpica. Nas Olimpíadas de Atenas 2004 foi usado como Centro de Mídia. Ali também aconteceu a assinatura dos documentos de adesão da Grécia à União Europeia em 1981.


  14.ESTÁDIO PANATHINAIKO
Também chamado Kallimarmaron (em grego: beleza em mármore), é um estádio de atletismo construído inteiramente em mármore branco em 566 a.C. e reconstruído em 329 a.C.. Em 1895 foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna no ano seguinte. Sua pista tem forma de U e suas arquibancadas tem capacidade para 80.000 espectadores. Situa-se no local exato onde se encontrava o estádio da Atenas antiga, onde celebraram-se as competições atléticas dos antigos Jogos Panatenáicos. Recentemente o estádio é usado para glorificar conquistas importantes dos esportistas da Grécia, como o título do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 ou de eventos importantes como a cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de Atletismo de 1997. Em 2004 o estádio hospedou as competições de tiro com arco e a chegada da maratona masculina e feminina.
Fonte: Internet – link

 15. MUSEU DA ACRÓPOLE
Inaugurado em 1878, tem acervo dedicado apenas a objetos encontratos na Acrópole. Entre os tesouros, destacam-se algumas lindas estátucas datadas do século 5º a.C. e fragmentos do friso do Pátenon. O museu foi transferido para o novo prédio em 2009. Disposta em ordem cronológica (mapa na bilheteria). Fotografar não é permitido em algumas as salas, informar-se na recepção ou pergunta para um funcionário antes. É possivel fazer uma visita guiada (informações na bilheteria). 5€ - Tempo médio de 2h. CONSELHO: Ir antes no museu e depois visitar a Acrópole (ver o “antes” e o “depois”)!
                                    
        


Fonte: Folheto do local
Fonte: Folheto do local

  16. MUSEU BENÁKI
Este museu abriga um notável acervo de arte e artesanato, joias de ouro que datam 3000 a.C., trajes regionais e relíquias políticas, da era neolítica até o século 20.

  17.MUSEU DE ARTE CICLÁDICA
Exibe uma magnífica seleção da antiga arte grega, incluindo o acervo de estatuas cicládicas mais importantes do mundo.

  18. GALERIA NACIONAL
Esta construção moderna guarda um acervo permanente de arte européia e grega (maior parte da coleção é dos séc 18 a 20).


DICAS DE TRANSPORTE

  • Do aeroportoMetro – estações Centrais “Syntagma”, “Acropole” e Omonia”. A viagem                                           dura cerca de 40 minutos. Não esquecer de validar o ticket na                                               máquina! 1 pessoa 8€ ou 2 pessoas 14 €. Das 5h00 às 0h                                                   Linha 1 e até às 2h linhas 2 e 3.
                                      Ônibus – Existem vários ônibus 24h. Ver no site. X95 vai até a Praça                                                             Syntagma. 3€ ou 5€.
                                     Taxi: Tarifa para o Centro 35€ (dia) ou 50€ (noite).


  • Dentro da Cidade: Tem o ticket de 1h30min, “apenas ida” por 1,40€ (Metro e ônibus); tem o “day ticket” (24h) por 4€.  Não esquecer de validar o ticket na máquina!
Fonte: Internet - link



OUTRAS OPÇÕES DE PASSEIO


1. TEMPLO DE POSÊIDON
Em Cabo Sounion, fica o templo de Poseidon. Irmão mais velho de Zeus. No topo de rochedo (60m acima do nivel do mar) , projeta-se sobre o mar Ergeu, local ideal para orações ao poderoso deus dos mares. Construido em 444 a.C. com 34 colunas. Á caminho de seu templo, há uma bela vista das praias. Dizem que o pôr-do-sol é belíssimo! Lá do alto também é possível admirar as belas praias. 4€

       


Fonte: Folheto do local

2. DELPHI ANTIGA
Nos tempos antigos, acreditava-se que Delfos era o centro da Terra. Conhecido como morada de Apolo, a partir do século 8º a.C. o local atraiu fiéis em busca dos conselhos daquele deus. O famoso “Oráculo de Delfos” foi extintos em 393, quando o cristianismo estabeleceu-se como religião oficial. O “Santuário de Apolo”, também conhecido como Precinto Sagrado, constitui o centro do complexo. Uma das paisagens mais notáveis é o “Templo de Apolo”, constrído no século 6º a.C., mas as ruínas visíveis hoje são do século 4º a.C..
No caminho entre a entrada do santuário e o Templo de Apolo fica a “Via Sacra”, no passado possuia aproximadamente 3.000 estátuas. Vale a pena aprecias o conservado “Stadium”. A atual estrutura data dos tempos romanos, e a maior parte da arquibancada permanece intacta. O “Precinto Marmaria”, ou depósito de mármore, abriga o “Santuário de Atena Pronaia”. Aqui, o monumento mais importante é o “Tholos”, que data século 4º a.C. A função desta estrutura circular, originalmente cercada por 20 colunas, é desconhecida.
O Museu da Delfos Antiga contém um notável acervo de esculturas e vestígios arquitetônicos. – Texto retirado do “Guia Folha Europa”. Sítio Arqueológico e Museu 10€.

Fonte: Internet – link



PRINCIPAIS DEUSES GREGOS
Fonte: Internet - link

  •      AFRODITE: deusa do amor. A mais bela das deusas. Era esposa de Hefesto, teve vários casos - com deuses como Ares e Hermes e também com mortais.
  •      APOLO: deus da luz (Sol), das artes, da medicina e da música é filho de Zeus com uma titã, Leto. Era vingativo, mas depois se tornou mais calmo, usando os poderes para cura, música e previsões do futuro.
  •      ARES: O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. No campo de batalha pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Pai de vários heróis - humanos que são protegidos ou filhos de deuses. Foi amante de Afrodite.
  •      ARTEMIS: Irmã gêmea de Apolo, é a deusa da caça (mulher com um arco) contraditoriamente, também é a protetora dos animais. É uma deusa casta (virgem), que fica furiosa quando se sente ameaçada.
  •      ATENA: É a deusa da sabedoria e da vitória, é filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja. Habilidosa e especialista nas artes e na guerra, Atena carrega uma lança e um escudo chamado Égide
  •      DEMÉTER: é filha de Cronos e Reia , deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagen ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.
  •      HEFESTO (Vulcano): Filho de Zeus e Hera, Hefesto nasceu tão fraco e feio que foi jogado pela mãe no oceano. Resgatado por ninfas, virou um famoso artesão. Impressionados com o talento dele, os deuses levaram Hefesto ao Olimpo e o nomearam deus do fogo e da forja
  •      HERA: 3a mulher de Zeus e rainha do Olimpo, a deusa do matrimônio e do parto. É vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem-mulher.
  •      SEMI-DEUS HERACLES ( HERCULES ): Héracles, o maior de todos os heróis gregos, era filho de Zeus e Alcmena. É o modelo de força física, o deus dos atletas. Enquanto ele era ainda uma criança matou serpentes e leão.
  •      HERMES (Mercúrio): Filho de Zeus com a deusa Maia, o mensageiro dos deuses é o protetor de viajantes e mercadores. Representado como um homem de sandálias com asas, Hermes tinha um lado obscuro: às vezes trazia mentiras e falsas histórias.
  •      POSEIDON (Netuno): O irmão mais velho de Zeus e Hades é o deus do mar. Com um movimento de seu tridente, causa tempestades e terremotos - e sua fúria é famosa entre os deuses! Posêidon vive procurando aumentar seus domínios em diferentes áreas da Grécia.
  •      ZEUS (Júpter): é o líder dos deuses que vivem no monte Olimpo. Ele impõe a justiça e a ordem lançando relâmpagos construídos pelos ciclopes. Teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas
  •      HADES (Plutão): Mesmo sendo irmão de Zeus e Posêidon, não vive no monte Olimpo. Hades, como deus dos mortos, domina seu próprio território. Apesar de passar uma imagem ruim por sua "função", não é um deus associado ao mal.


FONTES DOS TEXTOS: WikipediaGuia Visual e busca na internet.





Nenhum comentário:

Postar um comentário