segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Praga - República Tcheca (Checa)

PRAGA

Com um pouco mais de 1 milhão de habitantes, Praga é a capital do país. Durante o reinado de Carlos IV ela foi de grande importancia para Europa e maior que Londres e París. A cidade possui vários palácios, jadins, igrejas, sinagogas e um cemitério. A maioria esta bem preservado, apesar de ter passado por um período de descaso durante o comunismo.



HISTÓRIA DO PAÍS


Em 500 a.C., a área em que hoje se situa a República Tcheca era ocupada por tribos celtas, as quais  mais tarde se juntaram a povos germânicos. Lutas pela supremacia levaram à emergência de um governo dinástico no início do século 9º. Em uma dessa lutas o Príncipe Venceslau (mais tarde canolizado tornou-se o padroeiro da cidade) foi morto pelo irmão .
O regime do imperador romano germânico Carlos IV, no século 14, anunciou uma idade de ouro para a Boêmia. Em 1415 Jan Hus (hussita que pregava em Praga e combatia as práticas corruptas da Igreja Católica) foi queimado por heresia e deu-se início a Gerra Hussitas. Os Habsburgos austríacos tomaram o poder no século 16, permanecendo no poder por mais de 400 anos (Ferdinando I, Rodolfo II). Conflitos religiosos levaram à Revolta Protestante (“Segunda Defenestração de Praga” em 1618) e à Gerra dos 30 anos (1618-1648) (** O termo defenestração  significa o ato de jogar alguém ou alguma coisa pela janela, oriundo de um radical comum da palavra janela, que em francês fenêtre, em italiano finestra e em alemão Fenster).
No século 19 viu nascer uma fase de efervescência cultural e de florescimento do orgulho nacional. Em 1819 fundou-se a República Independete da Tchecoslováquia. Os alemães invadiram o país durante a 2ª Guerra Mundial e durante 40 anos o governo foi comunista. Em 1968 ocorreu um programa de reforma conhecido como “Primavera de Praga”.  Em 1989 ocorreram vários protesto e greves em Praga que gerou a “Revolução de Veludo” e o regime comunista foi derrubado. Em 1993, o país foi dividido em 2 nações independentes (República Tcheca e Eslováquia). Em 2004, a República Tcheca entra para a União Européia.

PONTOS TURÍSTICOS

 Cidade Velha
A população foi se espalhando aos redores do Castelo e para o outro lado do Rio durante o século 11. Desde 1091 existe o mercado na praça central e rapidamente construiram casas e igrejas por ali.

1.   A Praça da Cidade Velha (Staroměstská Radnice)
Esta entre os espaços publicos mais agradáveis da Europa. As primeiras habitações da cidade foram construídas ali, no século 10. Era um lugar estratégico, ficava entre as rotas mercantis da Europa Central. Hoje em dia é uma área de pedestre cheia de cafeterias, restaurantes, lojas e muita circulação de carruagens (turismo).



A.      Prefeitura Velha
Construída em 1338, possui o “Orloj” (Relógio astronômico). Em vez de apontar a hora, ele acompanha as fases da lua e os equinócios. Construído em 1410, possui o mecanismo original, com um cuco que de 1 em 1h toca e 12 apóstolos que se movimentam na torre seguindo São Pedro.  Abaixo do relógio fica o Calendário construído em 1866.
No final do “espetáculo”, no alto da torre geralmente o guarda toca trompete. Pode subir na torre (construida em 1364) para ver a paisagem da cidade pagando 100CZK.
HISTÓRIA: Como era uma tecnologia muito além do seu tempo, as autoridades, com medo que Hanus fizesse outros relógios parecidos ou melhores em outros lugares, mandou que furassem os seus olhos. Este por sua vez, resolveu jogar-se nas engrenagens do relógio e se matar.  Entre 1552 e 1572 o mecanismo do relógio foi aperfeiçoado e esta funcionando até hoje.





B.      Igreja Nossa Senha de Týn
Com estrutura gótica e 2 frontões,  iniciada em 1365 , foi o principal templo hussita no período entre o inicio do seéculo 15 até 1620. É uma das mais impressionante Igreja com interior borroco muito bem conservado. Lá esta a tumba do famoso astronomo Tycho Brahe. Hoje é a sede da congregação protestante de Praga e compõe uma das imagens mais conhecidas da cidade.  DESTAQUE: Estátua feita de ouro na fachada.



C.      Casa do Sino de Pedra
É considerada como o edifício mais belo em toda a Cidade Velha, pertenceu à rainha Eliska dos Premislides, que era a esposa do Rei João de Luxemburgo. Pensa-se que a casa existe, pelo menos, desde o século 12. No entanto, o principal destaque deste edifício é o sino que embeleza o exterior (réplica). HISTÓRIA: acredita-se que é uma recordação dos eventos de 1310, ano em que as forças do Rei João de Luxemburgo puderam entrar na Cidade Velha graças a apoiantes que abriram os portões ao ouvirem o som do sino – que foi tocado pelo capelão da Rainha Eliska, o que indica que a área pôde ser conquistada sem recurso à violência.
Na foto, o edifício da direita.

D.      Palácio Kinský 
Foi construído por Jan Arnost Goltz entre 1755-1765 em estilo rococó em tons de rosa e branco, no lugar onde havia 2 hotéis. Após a morte do conde Goltz, o palácio foi comprado pela família Kinsky, que permaneceu lá até 1945. Nele continha uma valiosa bilbioteca e agora abriga coleção da Galeria Nacional de Arte.  Existem diferentes preços e horários de funcionamento durante o ano. Mais informações: http://www.ngprague.cz/en/


E.       Igreja de São Nicolau
Antigamente ali ficava outra igreja do século 12. Esta nova igreja foi concluída por Kilian I. Dientzenhoferm em 1735, fachada branca exibe estátuas de Antonín Baraum.



F.       Casa do Carneiro de Pedra (Ou do Unicórnio)
Conjunto colorido de edifícios do período romântico e gótico e casas com seus graciosos símbolos. A casa do Carneiro de Pedra ou do Unicórnio, possui um emblema de pedra estampado na fachada. Nesse local, Kafka (um dos maiores escritores de ficção do século 20, origem judáica) frequentava a roda literária dos amantes das artes Berta Fanta.  Ainda existem a casa da Madona de Pedra, Casa da Estrela Azul, Casa das Cegonhas, Casa Storch (São Venceslau a cavalo), Casa da Raposa Vermelha, Casa Cubista (Virgem negra).



G.     Monumento a Jan Hus
Ele foi o líder da reforma religiosa condenado à fogueira em 1415. A estátua foi colocada na praça em 6.7.1915.



H.      Gran Cafe Praha
 Um charmoso café em frente ao Relógio Astronômico. Era frequentado por Kafka e já teve o nome de Café Milena em homenagem ao primeiro amor do escritor, Milena Jesenska. 

I.        Stavovské divadlo – Teatro Estatal
 Construído entre 1781 e 1783, só foi receber a primeira peça em 1785. Ele fica nas proximidades da Praça Velha. O genial espírito de Wolfgang Amadeus Mozart é quase palpável ali, onde ele estreou e regeu, em 1787 sua ópera Don Gionanni. O Teatro passou por uma grande reforma (8 anos) e foi reaberto em 1991, no 200º aniverário da morte de Mozart.



2.  Ponte Carlos (Karlüv Most)
Começou a ser construída em 1357 com 520m de extensão e terminada em 1402,  (com blocos de arenito, que teriam sido fortalecidos com ovos misturados à argamassa), era somente através dela que se podia cruzar o rio Vlatva até o século 18. Hoje ainda é a ligação mais importante entre o Castelo de Praga e a Cidade Velha (Staré Mesto). A ponte tem uma coleção de estátuas (36) com temas religiosos colocadas desde 1638 a 1928, retratando desde Jesus Cristo à São Venceslau (o patrono da República Tcheca), e protegida por três torres majestosas, duas no lado da Malá Strana (menor de 1188 e maior de 1464 com bela vista da cidade) e uma outra no lado da Staré Mesto. Possui este nome em Homenagem ao Carlos IV, rei da Boêmia, Morávia e do Sacro Império Romano.
 DESTAQUE:  Estátuas de Santa Lutgarda; de São João de Matha; de Nepomuceno com painéis de bronze em relevo; de São Vicente Ferrer; de São Prócopio, Crucifixo de bronze com inscrição em hebraico do século 17; Pode subir nas torres, cada custa 70CZK. DICA: existe um restaurante logo abaixo da ponte, chamado Klub Lavka, que tem mesas posicionadas com vistas para a ponte e o rio, de lá é possível observar o por do sol. Os preços não são altos e a vista que se tem de lá é realmente privilegiada.





3.  Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa (Kostel Panny Marie Vítězné)
Onde está a imagem do Menino Jesus de Praga (Pražské Jezulátko). Construída em 1611 e reconstruída pela Ordem das Carmelitas entre 1634 e 1669, tem no seu altar central uma figura de cera com 47 centímetros de altura do bebê Jesus, trazida de Espanha em 1628. Consta que protegeu Praga da praga e da destruição da Guerra dos Trinta Anos. Hoje, o vestuário do Menino consiste em mais de 70 conjuntos doados de todas as partes do mundo. Estes são mudados regularmente, de acordo com um calendário religioso. Na parte de trás da igreja está o museu, exibindo esta seleção de roupas. As lojas na rua próxima vendem cópias da figura de cera. As entrada (igreja e museu) são de graça. A Igreja fica aberta 8h30-19h de Seg-Sáb e das 8h30-20h no domingo. O  museu fica aberto de 9h30-17h30 de Seg-Sáb e no Dom. das 13h-18h.




4.  Igreja de São Nicolau (Kostel SV. Mikuláše)
Expressividade, plasticidade, gigantismo, caráter dramático e movimento são os principais traços do período do “barroco radical” da Bohemia.
Em 1283, uma paróquia em estilo gótico e um monumento em homenagem ao Wenceslau ficam no local. Para a construção da nova igreja, foram demolidas 12 casas, o monumento e a escola. Iniciada por Kryštof e Kilian I. Dientzenhoferm  em 1703. A área central (nave – com 49m de altura, é a igreja com interior mais alto da cidade) e as capelas laterais foram construídas por Kryštof entre 1704 e 1711. Os pilares, o altar-mor e a cúpula (20m de diâmetro e 79m de altura) foram construídos de acordo com o projeto de Kilian entre 1737 e 1752. A fachada foi concluída em 1710. Pai e filho não puderam vê-la terminda (por Anselmo Lurago, genro de Kilian, em 1761). A torre do sino (79m de altura) foi completada em estilo Rococó entre 1751 e 1756 por Anselmo.  Quando a estrutura da igreja foi terminada, demorou mais 20 anos para a ornamentação. As escultura (maiores que tamanho natural) foram colocadas em 1769. O Afresco feito por František Xaver Palvo pintado entre 1753 e 1754 decora a cúpula. O órgão com 4.000 tubos e com mais de 6m de altura foi feito entre 1745 e 1747. W. A. Mozart já o tocou durante sua visita a Praga.

Após a abolição da Odem Jesuíta pelo Papa Clement XIV em 1775, ela tornou-se a igreja mais importante da cidade.   DESTAQUE: Órgão barroco; afresco “Santíssima Trindade” que refeste a cúpula; Horário: das 9h as 17h, 70 CZK para entra na igreja e 75CZK para subir na torre.





5.  Palácio Wallenstein (Valdštejnský Palác)
Construído entre 1624 e 1630 encomendado por Albrecht von Wallenstein com o objetivo de que seu palácio ofuscasse o Castelo.  Horário: das 10h às 18h, entrada gratuita.




A.   Hall Principal
Construído no século 17 com 288m², ele é o secundo mais largo Hall de Praga (perdendo apenas para o “Hall Espanhol” construído no Castelo). Originalmente era usado como área de entrada, onde os guardas particulares do Duque ficavam e por onde todos os visitantes deveriam  passar. A primera assembléia do Senado aconteceu em 18.12.1996 neste local. Hoje a sala é utilizada para palestras, conferências, seminário e eventos culturais.  DESTAQUE: Afresco no teto homenageia  o comandante, sendo representado por Marte, o deus da Guerra, triufante em sua carruagem.



B.   Hall do Cavaleiro
Foi originalmente o primeiro local de audiências do Duque Valdštejn. No local esta pendurado um quadro do Duke feita em 1631 e decorado com tapetes (não são originais) nas paredes com desenhos de flores, frutas e pássaros em cores azul e ouros (cores de seu Brasão de Guerra). Hoje o local é usado pelo Senado para receber visitas importantes durante cerimônias e também representantes da imprensa.




C.   Salão dos Espelhos
Antigamente era usado por visitas importantes do Duque, onde eles poderiam esperar para serem recebidas. O local é decorado com porta-retratos da famíla do Emperador Ferdinando III de Habsburg  e espelho do século 18 (que por causa do seu tamanho grande incomum acredita-se que estes tenham sido encomendado especialmente para este local.)

D.   Salão de Reuniões
Com janelas estretégicamente colocadas para que o Duque conseguisse ver o que acontecia na entrada do seu palácio e com uma escada em caracol escondia atras da parede (acesso ao jardim e aos quartos).  Possui teto redondo decorado com afresco pintados por Baccio del Bianco presentando as Idade do ouro, prata, bronze e ferro e tambem a manhã, tarde, o anoitecer e a noite.



E.   Corredor da Mithologia 
Como o nome ja diz, um corredor que ligava a área “pública” com a “privada” do palácio (biblioteca, sala de estudos, quartos etc.). Este é decorado com afrescos em estilo Barroco contando as mitologias da época – Deucalião e Pirra; Mercurio e Argos; A queda de Phaethon; Callisto transformado em urso;  Kadmos e seu exército, etc.



F.    Jardim
Enfeitado com estátuas de bronze e fontes, possui um pavilhão decorado com afrescos, uma parte curiosa com imitação de caverna com estalactites e uma gaiola com Corujas gigantes.  




6.  Rua Nerudova
Antes de existir o sistema de numeração de casas, elas eram identificadas por símbolos. Casa dos 2 Sóis (nº47) onde morou Jan Neruda ( foi um poeta, contista, dramaturgo e novelista do século 19) entre 1845 e 1857.  Casa da Águia Vermelha (nº6), 3 pequenos violinos (nº12), Ferradua Dourada (nº34), Lagosta Verde (nº43), Cisne Branco (nº 49). Palácio Thun-Hohenstein (nº20 – Embaixada Italiana) e Palácio Morsin (nº5 – Embaixada Romena).






7.  Palácio Sternberg
Edificio construído entre 1764 e 1765 em estilo barroco. Franz Josef Sternberg fundou a Sociedade Patriótica dos Amigos das Artes da Boêmia em 1796. Sediada neste local, ela recolhia e exibia pinturas e esculturas emprestadas pela nobreza. Desde 1949, o palácio exibe um coleção de pinturas e esculturas que cobre 6 séculos de arte européia.
Na praça na frente do Palácio esta a estátua de Tomas Garrigue Masaryka, primeiro presidente checoslovaco. Colocada em 2.000 após 150 anos de seu nascimento.



8.  Castelo de Praga
Ele é composto de palácios, igrejas e museus, que desde o século 9 até hoje vem sendo modificado e se desenvolvendo. Ele é um complexo histórico de extrema beleza arquitetônica e importância cultural. Pátio data de 1753-75. Em 1918 tornou-se sede do governo. Originalmente era a residencia da Família Real e governantes.  Entrada principal: Portão com estátuas maiores que tamanho real, Portão de Matias (1614) a direita antiga entrada do Castelo. No segundo pátio, a Igreja da Santa Cruz (construída entre 1756 e 1764 e reformada entre 1852 e 1856), a fonte de Kohl (1686) e a saida para o Jardim.
Horário: 9h às 17h (Aos domingos a Catedral abre após as 12h)
Ticket: 250 CZK (Antigo Palácio Real; Basílica de São Jorge; Catedral de São Vito; Viela dourada e Torre Dalibor)
            350 CZK (Antigo Palácio Real; Exibição da História do Castelo; Basílica de São Jorge;  Catedral de São Vito; Torra sul da Catedral; Tesouro da Catedral; Viela Dourada; Torre Dalibor; Galeria de Pintura; Torre de Pólvora; Palácio de Rosenberg)
Existem vários edifícios alem dos que listei a baixo.




A.    Antigo Palácio Real
Seu exterior unforme esconte belos salões góticos e renascentitas. Ele não é muito extenso, foi fundado por volta do século 9 e depois bastante modificado pelas linhagens de príncipes boêmios (Base de 1135; 2 Salões de 1253 e 1340; andar superior Salão Venceslau  de 1502), São Venceslau é neto do rei e da rainha que construíram este palácio. Lá dentro encontram-se o salão principal, com o seu teto em pedra e também o Diet Hall, local onde eram decididas as questões importantes pelo rei e sua corte. É possível ver além o trono e a disposição das cadeiras da forma como era naquela época, como também as joias da coroa. 
HISTÓRIA: Foi palco da “Defenestração de 1618” – 23.05.1618 nobres invadiram o Palácio para protestar Contra a ascensão do arqueduque Ferdinando. Jaroslav Martinic e Vilém Slavata (governadores católicos) foram atirados pela janela, junto com o secretário Phillip Fabricius. Após uma queda de 15m, eles aterrissaram ilesos num monte de esterco. Este acontecimento foi interpretado pelos católicos como “intervenção dos anjos”. Em 1619, Ferdinando II foi deposto e Frederico do Palatinado ocupou seu lugar. Esse acontecimento levou à batalha da Montanha Branca (1620 – 1ª da Guerra dos 30 anos). A derrota dos boêmios resultou numa era de perseguição religiosa aos não-católicos e na sistemática germanização do país.  DESTAQUE: Escadaria dos Cavalos – largos degraus, para permitir que os cavaleiros chegassem montados; Salão principal com um magnífico teto com vigas em forma de ogivas e o Brasão.




B.    Basílica de São Jorge
Fundada em 920, é a igreja em estilo romântica mais bem preservada da cidade. A fachada foi acrescentada no século 17. A capela abobadada da Mártir Santa Ludmila é decorada com pinturas do século 16. DESTAQUE: Curiosa estátua na crípta embaixo do altar-mor (acredita-se que seja da avó de São Venceslau) ; Desenho em alto relevo de São Jorge e o dragão na lateral da igreja.




C.     Viela Dourada
A rua foi construída no final do século 16 para abrigar os guardas do castelo de Rodolfo II. No século  17, elas foram habitadas por ourives do rei e por isso ganhou esse nome. Depois de anos de decadência (habitadas por pobres e marginais), a viela foi restaurada (1950) e hoje abriga lojinhas de souvenir e algumas delas estão decoradas como era antigamente, por exemplo nº14 a casa de Matylda Prüšová e nº 15 a cada do ourives. Franz Kafka morou por alguns meses no nº22.



D.     Catedral de São Vito:
É a igreja principal do país e o centro esperitual mais importante, é a igreja do Arcebispo de Praga. Nela estam sepultados 5 santos, princepes e reis Checos, Arcebispo e muitas outras pessoas importantes.  Ela foi o centro do Império Sacro-Romano e é o monumento artístico mais valioso do país e o ponto alto da arquitetura gótica.
No ano de 925, foi construída uma espaçosa Rotunda em estilo pré-romântica por São Venceslau para guardar as relíquias de São Vito. Já em 1060, o principe Spytihnev mandou construir uma nova igreja em estilo romântico com 3 naves.
A construção desta última igreja começou em 1344 a mando de Carlos IV. A construção do coro acabou em 1385 e logo em seguida começou a construção das torres e das treis naves do lado ocidental. Ela sofreu grande danificações durante um incêndio em 1541.  Com a Guerra as obras tiveram que ser interrompidas e so voltando em meados do século 19.
A entrada original era o Portal Dourado (decorado com afresco do Juízo Final de 1370 a 1371), ao sul. A atual entrada e a fachada, com agulhas gêmias, foram adicionadas entre 1872 e 1929. Em 28.07.1929 data em que completava mil anos da morte de São Venscelau a igreja foi oficialmente inaugurada.
A Catedral possui inumeros detalhes como os vitrais belíssimos, 21 capelas laterais lindíssimas, o túmulo do “Bom Rei” Venceslau fica na Capela de São Venceslau (a mais imponente de todas as Capelas), o túmulo de prata (1736) do Arcebispo São João Nepomuceno, a Crípta Real, entre outros .








E.     Torre Sul da Catedral
Ela possui um galeria e um mirante. Possui um dos maiores sinos “Segismundo” checo que pesa 16,5 toneladas.



F.     Convento de São Jorge
Foi o 1º da Boêmia, fundado em 973. Passou por reconstrução até se converter em quartel em 1782. Hoje é uma galeria.



G.    Palácio Rosenberg
Já foi o Instituto das Mulheres Nobres, não é possível tirar fotos do seu interior. O percurso dentro do prédio é relativamente, no primeiro salão  com belas varandas e um belo teto, além de pinturas que reproduzem a parede da frente com suas janelas e varandas, como um espelho, com detalhes realmente incríveis. Após passar por este salão, siga para uma outra sala onde há uma exibição sobre a história do palácio e também trajes de época, entre outros artigos.


H.    Galeria de Pintura do Castelo
Instalada nos antigos estábulos do castelo, ela apresenta uma boa coleção de pintura barroca e renascentista.


I.       Torre Dalibor:
A sinistra torre do século 15 leva o nome de seu primeiro prisioneiro, um cavaleiro condenado à morte por dar abrigo a servos fugitivos. Originalmente esta torre com 7 “janelas” era ocupada com canhões para a proteção do Castelo.  Após um incêndia em 1781 a torre não foi reconstruída.
Os prisioneiros mais difícei de se lidar, eram levados para a parte inferior da torre e suspensos encima de um buraco no chão, possuia parede com mais de 320cm de espesura e pouca ventilação e luz. Ela foi utilizada como prisão até o século 18.




J.       Torre de Pólvora:
Era usada para armazanar pólvora e para a fundição de sinos. Hoje é um museu.

K.    Palácio Lobkowicz:
É de 1570 e ainda preserva esgrafitos originais em sua fachada.



9.  Jardim Real

Criado em 1535 por Fernando I,  abriga belos exemplos da arquitetura do século 16, como o Belvedere (casa de verão com arcadas, colinas jônicas e um telhado de cobre azul-esverdeado). Conhecido como o Palácio Real de Verão, o edifício em estilo renascentista italiano foi encomendado em meados do século 16 e hoje é uma galeria. Diante dele fica a Fonte Cantante (som da água que cai na bacia de bronza). Situa-se o Salão do Jogo de Bola (espécie de tênis) de 1569. Na entrada do jardim está o Pátio do Leão, no qual Rodolfo II mantinha seu zoo. Hoje um restaurante.





10.       Bairro Judaico
Esta comunidade é a mais antiga da Europa, existe desde 1179. Eles viveram durante 700 anos confinados em um gueto cercado por um muro que só foi derrubado em 1848.
O bairro possui diversas sinagogas:

A.    Sinagoga Staronová
Conhecida tambem como “velha-nova Sinagoga”. Erguida por volta de 1270, é a mais antiga da Europa. Sobreviveu a Incêndios, demolições e massacres antissemitas. Refúgio de moradores.  A entrada custa 250CZK.
DESTAQUES:
* Parte externa – Frantão em degraus feito de tijolos do século 14; Portal de entrada pela rua Cervená- escupido com o desenho de uma videira, cujo os 12 cachos de uva simbolizam as tribos de Israel.
*Parte Interna – Símbolo Judaico (Estrela de Davi, no centro o chapéu); Suporte para castiçais nas paredes; 2Pilares octogonais com 5nervuras;  lugar do cantor do templo (cercado com ferro em estilo gótico); Arca (lugar mais sagrado do local;rolos da Torá), acima tímpano do seéculo 13 é decorado com entalhes de folhas; Cadeira do Rabino Löw (principal, com a estrela de Davi) 



B.    Sinagoga Maisel
Construída em 1592, como sinagoga particular de uma cortesão judaico.

C.     Sinagoga Pinkas
 Construída entre 1519 e 1535 como oratório privado da família Hořovic. Agora é um Memorial das vítimas de holocausto. Possui uma Exposição de campo da concentração Terezín.

D.    Sinagoga Espanhola
A  mais recente das sinagogas nesta parte de Praga. No interior do museu podemos ver uma exposição sob a vida dos judeus nas últimas décadas. Estátua de Kafka –Ele em cima de uma pessoa sem cabeça.

E.     Sinagoga Klaus
Construída em 1694, em um local antes ocupada por escolas judaicas e casa de oração conhecida por “Klausen”. Hoje é um  museu que exibe impressões e manuscritos hebraicos e uma exposição das tradições e costumes judaicos que traça a história dos judeus na Europa Central desde os princípios da Idade Média.

F.     Velho Cemitério Judáico
Durante aproximadamente 300 ano anos este foi o unico local onde os judeus poderiam ser interrados. Fundado em 1478, com um grande problema de espeço, chegava a fazer 12 camadas de corpos, um em cima do outro. O ultimo corpo foi enterrado em 1787 e o túmulo mais visitado é o do rabino Löw (1609).

G.    Salão de cerimônia da “Sociedade Funerária Judaica”
Construído em 1906 e hoje abriga um exposição permanente de desenhos infantis sobre o campo de concentrção de Terezín.

11.       Galeria Rudolfinum
O edifício neo-renascentista com uma  generosa sala de concerto e galerias, foi construído em 1884. Em 1989-1992, o prédio passou por uma grande reforma que restaurou o significado original.



12.       Casa Municipal  (Obecní Düm)
Ocupa o lugar do antigo Palácio da corte Real, residência do rei entre 1383 e 1485. Este edifício foi construído entre 1905 e 1911. Exterior com estátua alegórica e mosaico “Homenagem a Praga”. Interior abriga Salão Smetana (concertos e bailes). Aqui em 28/10/1918 ocorreu a  proclamação do novo Estado independente da Tchecoslováquia.  (290CZK tours as 11h, as 13h e 15h)



13.        Torre do Poder
Localizada na lateral da Casa Municipal, construída em 1475 em estilo gótico tardio. No século 17 ela armazenava Pólvora, por isso possui este nome. Em 1757 ela foi destruída por topas prussias e  foi modificada entre 1875 e 1886. Para subir paga 75CZK. horário das 10h às 22h.

14.       Praça Venceslau
Originalmente onde acontecia um mercado medieval de cavalos. Hoje um calçadão onde a circulação de carros é parcialmente proibida. Em  11.1989 protesto contra a violência policial que deflagrou a “Revolução de Veludo” e o fim do comunismo.

A.      Estátua de São Venceslau:  de 1912, padroiro do povo tcheco
B.      Museu Nacional: escadaria monumental e rico interior de mármore, 1890. Fechado para reforma. Mais informações: http://www.nm.cz/Hlavni-strana/Visit-Us/National-Museum-main-building.html
C.       Igreja de Nossa Senhora das Neves:  uma torre do século  14, estilo gótico, parte do projeto não saiu do papel!



15.       Fonte de Kranner
Construída em 1845 em homenagem ao Imperador Francisco I. Inspirada na “Schoner Brunnem” de Nürnberg (Alemanha), com 29m de altura e 17 estátuas (representando os 17 municípios), era na época o monumento mais alto da cidade.



16.       Teatro Nacional
 Começou em 1868. Um incêndio o destruiu dias antes da inauguração em 1881. Então ele foi reformado e inaugurado em 1883. Curiosidade: teto azul-celestial coberto de estrelas representa o ponto máximo que os artistas almejam alcançar. A entrada para o tour custa 200CZK e o horário para visita e das 8:30 às 11h.



17.       Monastério Strahov
Construído em 1140, este monastério abriga até hoje monges jesuítas e também uma belíssima biblioteca, que é mundialmente famosa. Lá dentro dá para admirar a beleza de uma coleção de livros teológicos e filosóficos raros de séculos de idade, sem falar nos dois salões da biblioteca que são complementados por seus belíssimos tetos e seus afrescos barrocos, um deles intitulados “A Luta da Humanidade para Descobrir a Verdadeira Sabedoria”. Possui também uma exibição de quadros e uma igreja. Entrada custa 80 CZK.




18.       Igreja Loreta
É um notável monumento barroco, um lugar de peregrinação com a história cativante. A fachada frontal com decoração expansiva e uma torre do relógio, a partir do qual músicas tocadas pelo mecanismo de Carrilhão podem ser ouvidas a cada hora. É um edifício grande que possui igreja chamada de “Casa Sagrada” (replica da "Santa Casa" de Nazaré adorado no Loreto italiano como um lugar em que ocorreu o Milagre da Encarnação - aqui, arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela conceberia e se tornar a mãe de Jesus, o filho de Deus, marcando sua Encarnação). Exibe os Tesouros Loreta e o destaque é o diamante, também conhecido como o “Sol de Praga” criado no final do século 17 em Viena, com o uso de 6.222 diamantes. Entrada custa 130 CZK, horários no verão das 9h às 12h15 e das 13h às 17h e no inverno das 9h30 às 12h15 e das 13h às 16h.



19.       Petrin Tower
 Torre de ferro inspirada na Torre Eiffel, com 60m de altura. Paga-se 80CZK para subir na torre, que pode ser feita de elevador (acrescimo de 50 CZK) ou de escada (299 degraus). Horário das 10h às 22h.



20.       Mirror Maze (Bludiste)
É uma casa de espelhos que têm diferentes efeitos que distorcem a sua imagem. Possui também um labirinto e um lindo afresco de 80 m² que retrata a batalha dos tchecos contra a invasão sueca na Ponte Carlos. Entrada: 70CZK das 10h às 22h



21.       Prefeitura Nova
O complexo gótico de edifícios foi construído entre os séculos 14 e 15 e reconstruído em estilo Renascentista no século 16. Foi oficialmente a sede da prefeitura do municipio entre 1377 e 1784. Lá ocorreu a “Primeira Defenestração de Praga” pelo Hussitas em 1419 (começo da revolução Hussita). A torre com 70m de altura possui 221 degraus, construída em 1456 e reformada entre 1520 à 1526 e 1559 à 1561. Hoje o local pode ser alugado para eventos particulares.


22.       Monastério Na Sloavanech
Abadia dedicada à Nossa Senhora e São Jerome em Emaús e o Monastério. Fundados em 1347 por Carlos IV. A igreja foi consagrada em 29.03.1372 durante uma feira de páscoa. Os afrescos pertencem a um raro estilo gótico tcheco. Em 1712, ambos foram reconstruídos em estilo barroco. O teto da igreja foi destruído durante a 2ª Guerra Mundial e reconstruído em 1960. Entrada 50CZK, horários das 11h às 14h (no inverno) e até às 17h no verão.



23.       Fortaleza de Vyšehrad
Lendas dizem que este foi a sede do primeiro rei checo, mas na realidade essa fortaleza data mais 10 séculos. Composta por um praça St. Martin em estilo romântico, Igreja de São Petro e São Paulo, cemitério, museu.



24.       Convento de St. Agnes (Inês) - (Klášter sv. Anezky)
Construído no século 13 é um impressionante edifício de estilo gótico, intimamente ligada à soberania Checa. filha de Přemysl Otakar I, Princesa Agnes escolheu uma vida espiritual e fundou um convento aqui em 1234 para as Clarissas, uma ordem de freiras associado à Ordem de São Francisco. Mas era habilidades diplomáticas de Agnes e trabalho no estabelecimento do convento que levantou Bohemia aos olhos de Roma. Restaurado em 1980 para seu esplendor original, o convento é agora usado pela Galeria Nacional que expõe uma coleção de arte renascentista e medieval .
Horários: Ter-Dom das 10h às 18h - 150CZK








COMIDAS E BEBIDA
       Refeição principal: para os masitá jídla (pratos com carne) vale tanto veprová (porco), hovezi (bife) ou mesmo klobasa (salsicha), servidos com molhos fortes. Como acompanhamento, bramborové (batata), saláty (salada), zelenina (vegetais) ou houskové (pão).
       Bebidas: As cervejas são as mais populares. As mais conhecidas são as Plzenský Prazdroj, Budvar e Velképopovický.
       Sobremesa: Ceske Trdlo é o doce típico parecido a com uma massa de pão enrolada num cilindro de metal que vai ao fogo. Depois de cozida recebe uma camada de açúcar e canela.

  



TELEFONES UTEIS
       Emergências Tel.: 112
       Polícia: Tel.: 158
       Ambulância: Tel.: 155

MOEDA
1£ = 30 CZK / 1€ = 25 CZK
Adesivo para carro: 1 Semana = 310CZK; 1 mês e 1 ano

TRASPORTE PÚBLICO

HOTEL
Praga Inn – 100€/noite/quarto

RESTAURANTE
Restaurante do Hotel – Prato com todos os tipos de carne (boi, carneiro,salsicha, frango e pão)
Doce: Na Rua Nerudova,246/17


Fonte do Texto: Wikipedia, Guia Visual da Folha de São Paulo, 1.000 lugares para conhecer antes de morrer e sites oficiais. 

Um comentário: